sábado, 28 de maio de 2011

DIA DO HEAVY METAL - 13 de novembro.

A campanha que visa instituir o dia 13 de novembro como o dia do Heavy Metal nacional, criada pelo vocalista da banda Shaman Thiago Bianchi, e que veio ao longo desse ano sendo amplamente discutida, novamente está em destaque.
Dessa vez quem veio engrossar o time de Headbangers que apóiam a causa foi o vocalista da lendária banda paraense STRESS, Roosevelt Bala. Considerada a primeira banda de Heavy Metal do país, o STRESS, que nasceu em meados dos anos 70, tem sua importância inquestionável na história do gênero musical no Brasil. E a data para comemorar o metal nacional tem muito a ver com essa banda, e não foi escolhida por acaso. No dia 13 de novembro de 1982 a banda STRESS lançou o primeiro disco de Heavy Metal brasileiro levando um público de mais de 20.000 espectadores ao estádio do Paysandu.
Em entrevista ao Portal do Headbanger, Roosevelt foi questionado sobre o que achou da campanha e sobre o dia escolhido para a comemoração, e após afirmar ter ficado lisonjeado pela escolha da data ainda completou dizendo: “(...) A importância desse dia não é uma coisa só nossa, porque se esse evento não fosse um evento de sucesso que reuniu 20 mil pessoas, talvez não fosse tão lembrado. Então aquilo se deve sim ao lançamento de uma obra nossa importante: o primeiro álbum de metal do Brasil, mas também aquela reunião de “roqueiros” que conseguimos aquele dia... Tudo isso agrega para que esse dia seja realmente o dia mais indicado, na minha opinião, para ser o dia nacional do Heavy Metal... Ficou de bom tamanho e muito bem escolhido o que seria ai o primeiro dia do Metal, e isso agente tem que apoiar e valorizar porque é uma conquista não só do Stress mas de todos os paraenses (...).”
A Campanha que visa estabelecer o dia do Heavy Metal nacional, lançada no começo do ano pelo produtor e vocalista das bandas Shaman e Karma Thiago Bianchi, veio chamando muita atenção da mídia especializada em musica. Sendo divulgada e amplamente discutida em diversos blogs e portais de Heavy Metal na internet.
Mas o projeto que tem em vista valorizar e "esquentar" a cena metálica brasileira, para que seja realmente aprovado precisa, segundo a legislação brasileira, de um abaixo assinado com cerca de um milhão e trezentas mil assinaturas. Para isso, disponibilizaram um site oficial para projeto, onde os interessados fazem o download de uma lista para estarem recolhendo as assinaturas dos simpatizantes. E quem curtiu a idéia já esta na luta, em menos de uma semana foram contabilizadas mais de 3000 inscrições.
Segundo o próprio Bianchi, em entrevista a TV Limão: “O metal é um segmento que carece de união. Vejo que todos os segmentos de musica em que realmente aconteceu alguma coisa, no Brasil e no mundo, sempre foi fruto de uma integração e de uma união tanto de fãns como de artistas.” E mostrando que a união faz a força a iniciativa conta com o apoio de equipes como a Library Of Metal, que está presente em diversos shows e grandes eventos no estado de São Paulo, com as listas para o recolhimento das assinaturas.
Para ajudar na divulgação dessa empreitada, foram criados comunidades nas principais redes sociais que visam informar e unir os adeptos a causa. A campanha conta até mesmo com uma hashtag que esta sendo divulgada no twitter #diadometal
Lembrando que se você também apóia essa idéia basta entrar no site oficial da campanha, e fazer o download de uma lista para o abaixo-assinado, pois para que a data possa ser oficializada, segundo a legislação brasileira, é necessário o recolhimento de um milhão e trezentas mil assinaturas.
Site Oficial da Campanha Metal Prol Brasil: http://www.metalprolbrasil.com.br

Nenhum comentário: