terça-feira, 24 de maio de 2011

HAMMURABI - The Extinction Root (Cogumelo Records)





Este é o primeiro registro “full lenght” desta banda mineira da cidade de Contagem, formada em 2004 e que lançou um excelente cd demo em 2008 chamado Shelter of Blames, cujo qual eu também resenhei à época.
Neste The Extinction Root os componentes do grupo Hammurabi demonstram quão grande foi sua evolução musical, tanto a nível instrumental como nas letras, com temáticas críticas e inteligentes. Eles praticam um thrash/death metal furioso, veloz e que realmente contagia a cada faixa, sendo que não há como evitar a comparação com as bandas precursoras do metal mineiro, tais como Sarcófago, Witchhammer, Vulcano, The Mist e, é claro, o Sepultura, ainda mais pelo fato de que eles lançaram este registro pela veterana gravadora de Belo Horizonte Cogumelo Records, verdadeira lenda no que diz respeito ao metal pesado nacional.
Gravado em março, abril e maio de 2010 no Engenho Studios em BH, com o renomado engenheiro de som André Cabelo, também guitarrista da lendária banda mineira Chakal, o cd, lançado no final de 2010, nos apresenta dez faixas matadoras distribuídas em pouco mais de 46 minutos. A intro Obliteration of Mankind faz um pequeno aquecimento para a tonelada de riffs que se sucedem com a faixa título, muito bem executada, selvagem e suave em alguns momentos, mostrando que a dupla de guitarristas é um dos destaques do registro. Em seguida temos a Blessed By Hate, que foi a escolhida para primeiro vídeo clipe do disco e que já está na pauta para exibição no Programa Rocktime (confira em: http://www.youtube.com/watch?v=RfC9leH-AEQ ). Destaque também para a Highway Of Death, que faz clara referência à rodovia BR 381, que corta o estado de Minas e é uma das que mais tem acidentes fatais no Brasil. Já a longa e introspectiva A Land Forgotten In Hell é cadenciada e pesada na dose certa para agradar até mesmo os apreciadores do doom metal, e encerrando o massacre sonoro temos a quase épica ...And the Soul of the Planet is Gone, com o baterista Crislei Rodrigo destruindo tudo, mostrando toda sua capacidade de elaborar viradas e mudanças de andamento precisas e que empolgam aos apreciadores da música feita com emoção e talento.
O alto nível da produção também é digna de nota, pois a arte gráfica, o capricho nos desenhos e as fotos beiram o extremo do bom gosto. A banda é formada por Daniel Lucas (baixo e vocal), Danilo Henrique (guitarra), Wagner Oliveira (guitarra) e Críslei Rodrigo (bateria) e promete, vez que eles já tem uma bagagem de apresentações ao vivo que causam inveja até nos veteranos, tendo se apresentado em vários estados do país e tocado juntamente com o Krisiun, Torture Squad, Salário Mínimo, os equatorianos do Total Morte e os alemães do Sodom. www.myspace.com/hammurabibrasil

Nenhum comentário: