quarta-feira, 18 de maio de 2011

KORZUS – Discipline of Hate (AFM Records/Laser Company)

A história da banda paulistana de thrash metal Korzus e a minha no metal estão muito interligadas, visto que a banda iniciou suas atividades no início dos anos 80, quando eu também ainda engatinhava no rock. Além do que, eles estiveram presentes no álbum SP Metal, um dos primeiros lançamentos do heavy metal tupiniquim e que eu escutei à exaustão. A letra da música “Guerreiros do Metal” tem tudo a ver com o movimento e, é claro, comigo. Agora o tempo passou e não podemos viver só de lembranças, mas uma coisa é certa, tanto o Korzus como eu estamos firmes com o ideal roqueiro, mesmo após tantas décadas.
A banda Korzus vem evoluindo a cada lançamento e neste “Discipline of Hate”, quinto de estúdio (eles ainda tem dois ao vivo e um DVD história), conseguiram galgar definitivamente uma posição de destaque na elite do heavy metal internacional, visto que assinaram um longo contrato com a excelente gravadora alemã AFM Records, representada no Brasil pela valorosa Laser Company (grande parceira do Rocktime). O Korzus já teve álbuns consagrados como o "Mass Illusion" (1991) e o "KZS" (1995), ambos seguidos por turnês pela Europa e América do Norte. Seu álbum de 2004, “Ties of Blood” foi aclamado pela imprensa brasileira como um dos seus melhores lançamentos, provando que a banda ficava melhor a cada CD. Fazendo turnês sem parar, a base de fãs da banda cresceu no lugar onde a banda mais gosta de estar, no palco. A energia que o KORZUS apresenta em suas performances ao vivo é assombrosa, cativando a todos que estiverem por perto, guiando uma verdadeira massa de pessoas através de riffs pesados, vocais agressivos e linhas de bateria poderosas.
Agora vamos ao CD propriamente dito. A primeira faixa, que é a canção título, tem uma velocidade e peso estonteantes. Já a segunda é “Truth”, escolhida para o primeiro videoclipe oficial do álbum, que vem como bônus na seção multimídia do CD, e foi dirigido pelo veterano 'Micka' Michaelis, da agência Idéia House, trouxe elementos totalmente novos como telões gigantes e performances interativas (confira em: http://www.youtube.com/watch?v=T-Oad9yG7Oc). Aí seguem-se petardos como “2012”, “My Enemy”, “Slavery” e “Under His Command”, todas com os excelentes vocais de Marcello Pompeu massacrando nossos ouvidos acompanhado dos riffs certeiros da dupla de guitarristas Heros Trench e Antonio Araújo, sempre muito bem norteados pela precisão do baixo de Dick Siebert e da potente bateria de Rodrigo de Oliveira. A rápida e feroz “Hell” dá uma boa idéia de todo o peso e velocidade incorporado nos sensacionais solos de guitarra, entretanto, o Korzus deu um verdadeiro presente para nós, fãs brasileiros, que é a música que encerra o registro, chamada “Hipocrisia”, cantado em português e com uma fúria insana.
O disco foi produzido por Marcello Pompeu e Heros Trench, vencedores do concorrido prêmio Grammy Latino de melhor álbum Gospel, com o álbum “Depois da Guerra” da excelente banda cristã Oficina G3, e neste disco mostraram o quanto são profissionais, não só como músicos, mas também como produtores, pois o disco está irretocável, com muito peso e os instrumentos e vocal totalmente audíveis. Não é a toa que este álbum está concorrendo a melhor disco de thrash metal de 2010. Suas 13 músicas, distribuídas em exatos 43 minutos e dois segundos, são matadoras. Cabe lembrar que a produção da capa é de Marcelo Vasco, que já trabalhou com diversas bandas de renome, tais como: Obituary, Chrome Division (banda paralela do Shagrath, do Dimmu Borgir), Vader e Belphegor.
http://www.korzus.com.br/

Nenhum comentário: