quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ARCH ENEMY – Khaos Legions (Shinigami Records)

Este é o nono álbum de estúdio desta banda sueca de death metal melódico, com influências de thrash, formada em 1995 e que foi uma das pioneiras a ter uma mulher como vocalista utilizando-se do que se convencionou chamar de vocal gutural. Após quatro anos sem lançamentos de estúdio, os fãs estavam ávidos e não perderam por esperar, pois khaos Legions é um disco brilhante. “Acho que abordamos este álbum de forma mais profunda”, comenta o guitarrista Michael Amott, ao referir-se ao novo disco depois de quatro anos de silêncio criativo. Porém, a banda não ficou parada durante todo esse tempo: depois do lançamento de ‘Rise Of The Tyrant’ de 2007, embarcaram numa extensa turnê e como resultado em 2008 lançaram o álbum ao vivo ‘Tyrants of the Rising Sun’. Um ano mais tarde, voltaram a estúdio para regravar algumas das suas primeiras obras – e favoritas dos fãs – lançando assim ‘The Root of All Evil’

Com 14 faixas, incluindo três instrumentais, este é um álbum que lembra ‘Anthems of Rebellion’ (2003) e "Doomsday Machine" (2005), considerados até hoje como os mais pesados do Arch Enemy. Com as incríveis guitarras dos irmãos Amott, o vocal infernal e inconfundível da musa Angela Gossow e a cozinha furiosa de Sharlee D’Angelo e Darniel Erlandsson no baixo e bateria respectivamente, este registro apresenta a marca registrada da banda, que é o metal extremo.

As faixas “Yesterday Is Dead And Gone”, “Under Black Flags We March”, “Thorns in my Flesh” (disparada a minha preferida) e “City Of The Dead”, são exemplos da destruição. Já do outro lado da moeda, “Bloodstained Cross” apresenta Michael e Chris Amott explorando um novo território com as cordas, enquanto que “Cruelty Without Beauty”, “Cult of Chaos” e a mordaz “Vengeance is Mine” são mais agressivas.

A vocalista Angela Gossow conseguiu definir ‘Khaos Legions’ numa frase: “É pegar ou largar.” Em síntese, nenhum fã, por mais conservador que seja, se sentirá insatisfeito.

Nenhum comentário: