quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cobertura do show do Virgin Steele em Curitiba (24/06/2011)


 No último dia 24/06/2011, uma sexta feira, o consagrado grupo de heavy metal épico Virgin Steele fez uma apresentação em Curitiba, no Music Hall, onde eu tive a oportunidade de assisti-los pela primeira vez (até porque esta foi a sua primeira vez em terras brasileiras).

A abertura ficou por conta do conjunto curitibano Dragonheart, que tocou músicas próprias, com destaque para a rápida “The Blacksmith” e um cover de “Holy Diver” numa homenagem ao extraordinário Dio.
O show do Virgin Steele foi muito bom, e, em que pese o fato de que o público estava bastante reduzido, o vocalista David Defeis e sua troupe fizeram uma apresentação como se tocassem para 50 mil pessoas ou mais, tendo em vista a sua movimentação de palco (reduzidíssimo, frize-se) e interpretação lírica das músicas. O som também não “tava” lá essas coisas, mas o que valeu mesmo foi comprovar o quanto esse grupo tem qualidade musical, empatia e interação com a platéia. Algo interessante a ser comentado, entretanto que não diminuiu em nada o brilho do evento, é a situação de que a banda veio sem baixista, vez que o seu baixista original assumiu as guitarras no lugar de Edward Pursino, ficando o time formado por David DeFeis (vocal), Josh Block (guitarra de sete cordas), Frank Gilchriest (bateria) e Lynn Delmato (teclado).
Considerando que o Virgin Steele tem 14 álbuns lançados e que essa foi sua primeira apresentação em Curitiba, é lógico supor que ele lançou mão de um set list que comportou toda a sua carreira de mais de 30 anos, razão pela qual eu não vou ficar aqui comentando música por música, apenas cabe ressaltar que foram duas horas de um espetáculo inesquecível, onde pudemos assistir ao vivo grandes clássicos como: “Veni, Vidi, Vici”, “Invictus” e algumas mais recentes, como “The Orpheus Taboo” e “The Black Night Bacchanalia” (que dá nome ao seu último registro).

Depois do show eu fui ao camarim deles, onde fui muito bem recebido pelo simpático e carismático David Defeis e aproveitei para gravar uma chamada para o Rocktime com o próprio DeFeis (http://www.youtube.com/watch?v=MNvRwbX6DiA) e com o guitarrista Joshua “Box” (http://www.youtube.com/watch?v=mq5tR2APcPk).
Set list do Virgin Steele.

Db Drone (Intro) / By the Hammer of Zeus (And the Wrecking Ball of Thor)
Immortal I Stand (The Birth of Adam)
Black Mass Blues / The Wine of Violence
The Orpheus Taboo
Bonedust
In Triumph or Tragedy / Return of the King
Don’t Say Goodbye (Tonight)
The Black Light Bacchanalia (The Age That is to Come)
Dominion Day
Sword of the Gods
Guitar solo
Vow of Honour / Defiance
Drums solo
Veni, Vidi, Vici
Kingdom of the Fearless (The Destruction of Troy)
Invictus

Nenhum comentário: