segunda-feira, 22 de agosto de 2011

EXODUS - Fabulous Disaster (Shinigami Records)

A gravadora Shinigami Records está, a cada lançamento, firmando-se ainda mais como uma grande fornecedora de material de qualidade no meio do rock pesado brasileiro. Além de lançamentos, ela também investe em relançamentos de peso, como é o caso deste Fabulous Disaster, do grupo norte americano Exodus, originalmente de 1989 e relançado em 2010.
A banda foi formada em 1980 em São Francisco, Califórnia, por Kirk Hammett, Tom Hunting, Paul Baloff, Gary Holt e Geoff Andrews. Em 1983 Kirk Hammett foi convidado a se juntar ao Metallica e foi substituído por Rick Hunolt, Geoff Andrews foi substituído por Rob McKillop e em 1985 a banda assinou com gravadora Combat para lançar seu primeiro álbum, chamado “Bonded by Blood” que rapidamente tornou-se um clássico do thrash metal. Em 1986, o vocalista Paul Baloff foi demitido da banda, e para o seu lugar foi chamado Steve "Zetro" Souza. Em 1987 o Exodus lançou o disco “Pleasures Of The Flesh”, mas foi com o álbum “Fabulous Disaster” (1989) que a banda ganhou um status maior.
Este terceiro álbum retoma um pouco a violência e contundência do Exodus e combina composições contagiantes e letras engraçadas. Garry Holt e Rick Hunolt seguiam demonstrando que eram uma das duplas mais letais do estilo, com riffs homicidas e, a sua vez, técnicos. Tom Hunting realizou aqui um dos seus melhores trabalhos com uma interpretação impecável na bateria. E “Zetro” Souza com o seu tom sarcástico, irônico e virulento coube como uma luva nas músicas deste disco.
Entre os destaques do álbum podemos citar a faixa que abre o álbum, “The Last Act of Defiance”, um ataque de thrash demoníaco e veloz; “Fabulous Disaster”, potencia pura do principio a fim, “Toxic Waltz”, um clássico do thrash metal; “Like Father, Like Son”, falando sobre os problemas de violência entre pais e filhos e “Open Season”, uma das mais violentas com riffs incisivos e uma letra “muito seria” que contrasta com a graça das outras faixas. Fabulous Disaster é um dos clássicos do Thrash Metal dos 80 e um dos melhores discos do Exodus.

Nenhum comentário: