segunda-feira, 17 de outubro de 2011

UNSUN – Clinic For Dolls (Shinigami Records)

Que o fato do gênero musical chamado de gothic metal ser frequentemente tachado de ser cheio de montagens e falta de originalidade é algo bastante disseminado entre os roqueiros veteranos, como é o meu caso, vez que algumas bandas parecem acreditar que contanto que tenham teclados, cordas e um pouco de pop, se tornam instantaneamente góticas, entretanto este Clinic For Dolls, segundo lançamento da banda UNSUN, oriunda da terra dos meus antepassados, a Polônia é um caso que foge a esta suposta regra.
Todos os instrumentos recebem o seu merecido espaço, transformando-a em várias passagens em uma banda quase que puramente metal, com guitarras devastadoras e a presença constante do pedal duplo, pudendo ser considerado um álbum de Power Metal. Os rápidos riffs do guitarrista Mauser (ex Vader) são uma tônica em todo o registro, mas é principalmente a voz de Aya, poderosa, exótica e excessivamente doce, que leva a banda a este território pouco familiar. Ela tem controle completo sobre seu vocal, atingindo naturalmente as notas mais altas, sem exigir remendos tecnológicos para a sua performance, seja em estúdio ou ao vivo, e como em seu registro anterior (End Of Life), Aya é o aspecto mais encantador e diferencial desta promissora banda.
Sobre o instrumental, mais uma vez, uma atmosfera de piano deslumbrante, cordas e sintetizadores acompanham as guitarras furiosas e o ribombar dos tambores, usados na medida certa, sem excessos. Confira a pesada faixa que inicia o registro, The Lost Way, na mesma linha segue a faixa título. Já a belíssima balada The Last Tear chama a atenção pela voz melodiosa de Aya, sendo que a faixa que encerra o registro é a atmosférica Why.
Cada faixa neste álbum é incrivelmente cativante, memorável, com melodias fortes e excitantes refrões, mostrando que a banda está preparada para a se firmar definitivamente na indústria da música. A banda é formada por Aya (Anna Stefanowicz) e seu esposo Mauser (Maurycy Stefanowicz) e contou neste registro com o baixista Heinrich e o baterista Vaaver, atualmente no Destruction.

Nenhum comentário: